A portaria é uma das áreas mais críticas de toda a segurança de um local. É por ela que os moradores e visitantes passam, correspondências e entregas chegam e, infelizmente, também é por ela que pessoas mal intencionadas podem entrar e cometer furtos e roubos. A portaria remota ou virtual, pode trazer mais segurança por aliar tecnologia e controle dos acessos. Mas você conhece todos os benefícios e detalhes deste recurso?
Além de ser uma forte tendência, a portaria remota é uma grande aliada na segurança de condomínios e prédios. Ela também ajuda a reduzir custos com taxas condominiais. Mas, por ser algo recente, a portaria remota ainda gera dúvidas. Por isso, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, que vai ajudar você a saber tudo que precisa sobre portaria remota!
O que é portaria remota?
A portaria remota é um sistema de segurança que dispensa a necessidade da presença física de um profissional no local a ser atendido. A necessidade de identificação de quem chega e da confirmação da liberação do acesso junto ao morador é mantida, mas este recurso permite o gerenciamento à distância, usando câmeras e interfones integradas a um software especializado.
Como funciona a portaria remota
O processo é simples e inicia quando o visitante ou entregador chega ao prédio. Depois de apertar a campainha/interfone ele conversa com a portaria eletrônica por meio do interfone, então, o funcionário da central responsável notifica o morador (pelo telefone, interfone ou até pelo celular)e aguarda a autorização para liberar o acesso. O controle e a segurança são feitos 24 horas por dia, usando sistemas integrados a câmeras e outros equipamentos. Uma das principais vantagens é que eles auxiliam o esforço humano, otimizando atenção, e eliminando o risco de falhas humanas.
Quais as vantagens de uma portaria remota
Segurança, controle e economia são as vantagens mais apontadas com relação à portaria remota. Outro benefício, é que a adoção de um sistema de portaria virtual, aliado ao uso de equipamentos e tecnologia de software, permite o acompanhamento de todos os processos do condomínio industrial ou residencial, como quantidade e tipos de acesso, horários de maior movimento, motivos e tempo das chamadas na portaria, entrada e saída de veículos e ainda, possíveis ocorrências. Outros pontos positivos são:
- Redução do risco humano, pois a não presença de um porteiro no local elimina o risco de que ele seja rendido ou até ferido em uma tentativa de invasão;
- Redução no custo das taxas de condomínio entre 40% e 50%, uma vez que um dos maiores custos condominiais é com recursos humanos de uma portaria presencial;
- Operação 24h por dia da portaria virtual, para controle de acesso e recebimento de entregas a qualquer momento;
- Aumento da estrutura de segurança e controle de acesso, com a instalação de câmeras, dispositivos e uso de sistemas especializados;